Perguntas Curiosas

17-06-2011 21:16

 

Porque laranja chama laranja e limão não chama verde?


- Porque laranja vem do Árabe "Narandja" e limão vem do persa "Laimum": são origens diferentes. Além do mais, a cor recebeu o nome da fruta e não o contrário.

Por quê as caixas pretas são laranjas?


- Certamente porque a cor laranja é mais fácil de ser encontrada por exemplo à noite, e também de dia. Já a cor preta além de se camuflar facilmente, é difícil de se ver à noite.

Por quê os pilotos kamikaze usavam capacete?


- Simplesmente porque nos capacetes é conectado um tubo ligado a oxigênio para o piloto respirar, afinal lá em cima o ar é rarefeito e fica difícil respirar. Outra explicação é porque com o capacete eles se protegiam contra balas, assim não morriam antes de morrer. (Willian Ramos - São Paulo-SP)

Porque é que primeiro vemos o raio e só depois ouvimos o trovão?


O relâmpago é a luminosidade produzida quando a electricidade é lançada de uma nuvem e o trovão é o som do relâmpago. A velocidade da luz é 100 mil vezes mais rápida que a do som; a luz viaja a 300 mil quilómetros por segundo, enquanto que o som viaja a 345 metros por segundo. Desta forma, vemos primeiro a luz, que é mais rápida, e depois vem o som, que não é tão veloz.

Porque é que o mar é salgado?


Durante milhares de anos, as águas das chuvas lavaram as rochas, dissolvendo uma parte dos sais que as constituem. As águas dos esgotos despejam anualmente milhões de toneladas de minerais nas fossas marinhas. As águas dos mares são mais salgadas que as águas continentais por causa da evaporação , que provoca uma salinização constante e particular de cada mar.

De onde vem o som de um trovão?


Os cientistas acreditam que a causa para os trovões é a rápida expansão do ar que se aquece devido ao relâmpago. A enorme energia do raio aquece um estreito canal de ar a temperaturas superiores a 50.000ºC. Isto acontece tão rapidamente - em alguns milésimos de segundo - que o canal de ar quente não tem tempo de se expandir enquanto aquece. Isto produz uma grande pressão dentro do canal, que pode ultrapassar as 100 atmosferas. A elevada pressão gera uma perturbação sonora que é percebida como o som de um trovão.

Porque é que os pneus são pretos?


Porque recebem uma substância preta chamada carbono. Se os pneus fossem feitos sem carbono, iriam desintegrar-se como a borracha que usamos na escola.
 
 

 

Porque é que nos coçamos?


Não se sabe exactamente, pois muitas comichões não têm nenhuma causa óbvia e não estão associadas a doença nenhuma. Mas muitos cientistas especulam sobre sua função. Alguns acreditam que a comichão avisa-nos de uma dor que pode surgir caso uma providência não seja tomada. Outros especulam que a finalidade era avisar ao homem primitivo que estava na hora de tirar os parasitas e larvas do cabelo e do corpo. A comichão também pode ser um sintoma inicial de algumas doenças mais graves, como diabetes, por exemplo.

Porque é que não dói cortar o cabelo?


O pêlo tem duas partes: raiz e haste. A raiz está dentro da pele (epiderme), numa camada onde está a papila, responsável pelo seu crescimento. As células novas empurram as velhas para cima. Assim elas vão- se "transformando" em haste já mortas. Quando arrancas o pêlo, isso dói, porque tiras a raiz que está viva. Agora, quando cortas, estás a cortar células mortas.

Porque é que coramos quando estamos com vergonha?


Em situações de perigo, alegria ou raiva o cérebro leva sinais até as glândulas supra-renais para produzirem adrenalina. Com isso, os vasos sanguíneos dilatam-se e o sangue passa em maior quantidade. Em regiões onde há mais vasos, como o estômago, rosto e coração, há mais sangue a circular. Por isso ficamos vermelhos.

Porque é que em algumas fotografias os nossos olhos ficam vermelhos?


Isto acontece por causa do reflexo do flash no sangue da retina. A luz entra na pupila, que costuma estar bem aberta por causa do ambiente com pouca luminosidade, e reflecte os vasos do fundo do olho.

A Sauna emagrece? A água engorda?


Esta afirmação é falsa. O suor não é gordura. É apenas líquidos que o nosso organismo expele como forma de manter a temperatura equilibrada. É uma forma natural de arrefecimento do organismo. E mais, toda essa água que o nosso organismo expele, é reposta ao beber água. A água é a única substância que possui 0 calorias. E se não tem calorias, não engorda. Portanto podemos (como devemos) beber água sempre que tivermos sede.

Os exercícios abdominais tiram a barriga?


É errada a ideia de que se exercitar-mos uma determinada musculatura, perdemos gordura naquele local. Seria muito fácil se fosse assim. A gordura não queima selectivamente. Ao fazermos exercício, a gordura armazenada nos adipócitos existente no nosso organismo é accionada. E não é só num determinado local. Além do mais, as actividades que mais favorecen a "queima" de gordura, são as aeróbias, ou seja, as que usam oxigénio no metabolismo energético. Os exercícios localizados, como os abdominais, ajudam no enrigecimento das musculaturas envolvidas.

O lado direito do corpo é igual ao lado esquerdo?


Não, a simetria do corpo não é perfeita. Um braço de uma pessoa pode ser mais curto do que o outro, sem que isso seja um defeito físico. Mesmo nos órgãos internos, as diferenças existem. Os pulmões, por exemplo, são diferentes. O lado direito tem três divisões (ou lobos) e é maior que o esquerdo, que só tem dois lobos.

 

Porque é que se diz que alguém que está com medo vai fazer xixi nas cuecas?


Porque uma situação que nos causa medo pode desencadear uma reacção do sistema nervoso que aumenta a pressão sobre a bexiga, levando à contracção involuntária do órgão e ao descontrole urinário.

Porque é que o corpo fabrica gases?


Os gases do estômago (arroto) são o ar que engolimos pela boca. Até a composição dele é igual à do ar que respiramos: nitrogénio, oxigénio, hidrogénio e dióxido de carbono. Já os gases do intestino, fabricados pelo intestino grosso durante a digestão, possuem também o gás metano, produzido quando os alimentos se decompõem.

Porque é que as pessoas têm chulé?


Mesmo sem chulé, o pé tem um cheiro característico. Todos os animais produzem certas substâncias no corpo que exalam odor, são as ferormonas. Elas servem para identificar o indivíduo e, em certos animais, como forma de atracção sexual. O chulé aparece quando a pele dos pés é atacada por micróbios (plantas ou animais microscópicos) que agem juntamente com o suor do corpo.

Porque é que bocejamos?


Quando estamos cansados ou entediados o metabolismo fica mais lento e o nível de dióxido de carbono no sangue tende a aumentar. Durante o bocejo, a pessoa inspira mais ar e o organismo equilibra-se. Isto porque a quantidade de oxigénio na corrente sanguínea aumenta.

Porque é que às vezes, quando estamos a adormecer, temos a sensação de que estamos a cair?


Isso é a alucinação hipogénica, o momento exacto em que o sono está a ser gerado. Acontecem abalos motores que, quando mais intensos, reflectem-se nos músculos, criando a sensação de queda.

Porque é que algumas pessoas espirram ao olhar para o Sol?


Esta reacção chama-se "reflexo cruzado". Qualquer luz forte a provoca. No cérebro, existem 12 pares de nervos que levam mensagens motoras e sensoriais para o sistema nervoso. As mensagens do nervo que cuida da visão passam por vias muito próximas às enviadas pelo nervo do olfacto e pelo trigémeo, que comenda a concentração dos nervos da mucosa nasal. O espirro, então, é inevitável.

Porque é que as pessoas gaguejam?


O gago tem um distúrbio no ritmo da linguagem que pode ter sido causado por factores psicológicos (problemas no relacionamento familiar, ciúmes, insegurança ou ansiedade) ou factores físicos (complicações na hora do parto ou acidentes que provoquem traumatismos no cérebro).

Porque é que algumas pessoas enjoam quando andam de barco?


O sistema nervoso autónomo, responsável pelos movimentos involuntários do corpo, percebe o balanço da embarcação, em razão das variações consecutivas na posição do labirinto do ouvido, que comanda o equilíbrio do organismo. Isso causa uma série de alterações orgânicas, como vertigens, contracção do

Real Time Web Analytics